sábado, 10 de julho de 2010

Perigos de uma Usina

Este artigo descreve os principeis acidentes nucleares envolvendo dispositivos nucleares e materiais radioativos.Em alguns casos uma contaminação radioativa acontece, mas em muitos casos o acidente envolve uma fonte selada ou a libertação de radioatividade é pequena , enquanto a radiação direta e grande . Devido à confidencialidade do governo e da indústria ,nem sempre é possível determinar com certeza a frequencia ou a extensão de alguns eventos no início da história da indústria nuclear . Nos dias atuais,acidentes e incidentes que resultem em ferimentos ,mortes ou sérias contaminações ambientais tendem a ser melhores documentadas pela Agência Internacional de Energia Atómica.
Devido á diferente natureza dos eventos , é melhor dividi-los em acidentes "nucleares" e "de radiação".Um exemplo de acidente nuclear pode ser aquele no qual o núcleo do reator é danificado, tal como em Three Mile Island , enquanto um acidente de radiação pode ser um evento de acidente de Medicina Nuclear , onde um trabalhador derruba a fonte de radiação ( a substância radioativa: o radionucleptídeo) num rio.Estes acidentes de radiação , tais como aqueles envolvendo fontes de radiação,como os radionucleotídeos usados para a elaboração de radiofármacos,frequentemente têm tanta ou mais probabilidade de causar sérios danos aos trabalhadores e ao público quanto os bem conhecidos acidentes nucleares , possivelmente porque dispositivos de Tomgrafia por emissão de positrões (PET) ,a cintilografia e a radioterapia (braquiterapia),designadamente , estão presentes em muitos dos hospitais e o público em geral desconhece seus riscos .Foi o caso ,por exemplo do acidente radiológico de Goiânia , Brasil.
Acidentes de radiação são mais comuns que acidentes nucleares , e são frequentemente de escala limitada .Por exemplo ,no Centro de Pesquisa Nuclear de Soreq , um trabalhador sofreu uma dose que era similar à mais alta dose sofrida por um trabalhador no local do acidente nuclear de Chernobil no primeira dia.Porém ,devido ao fato de que a fonte gama não era capaz de passar o invólucro de concreto de dois metros de espessura , ela não foi capaz de ferir muitos outros. A significância de acidentes nucleares pode ser avaliada usando a Escala de Eventos Nucleares da Agência Internacional de Energia Atómica.
A Comissão Nuclear Reguladora dos Estados Unidos registra relatórios de acidentes em instalações regulamentadas.Esta agência atualmente (2006) usa uma taxonomia de quantro níveis para classificar os acidentes reportados:

Notificação de evento não-usual ;

alerta ;

emergência de área da instalação ;

Emergência geral .

Nem todos os eventos relatados constituem acidentes. Incidentes que ameacem a operação normal ou a segurança da instalação podem ser relatados , mas não resultam na liberação de radioatividade.
O Departamento de Energia dos Estados Unicodos usa uma classificação similar para eventos ocorridos no ciclo de combustível e instalações de propriedade do governo que são monitoradas , portanto,pelo Departamento de Energia em vez da Comissão Nuclear Reguladora.







Um comentário: