terça-feira, 14 de setembro de 2010

Angra 2



  • Angra 2 é fruto do acordo nuclear Brasil-Alemanha, a construção e a operação de Angra 2 ocorreram conjuntamente á transferência de tecnologia para o país,o que levou também o Brasil a um desenvolvimento tecnológico próprio,do qual resultou o domínio sobre praticamente todas as etapas da de fabricação do combustível nuclear.

  • Angra 2 sozinha poderia atender ao consumo de uma região metropolitana do tamanho de Curitiba ,com dois milhões de habitantes.

Usina Nuclear (Curiosidades)




  • A energia do Urânio é usada para aquecer água e produzir vapor que gira as pás das turbinas geradoras de eletricidade.

    A primeira usina foi criada em 1997, Angra 1.
  • O Brasil domina a tecnologia que transforma urânio em combustível nuclear, alem de ter a sexta maior reserva mundial de minério.
  • O Brasil possui urânio para abastecer Angra 1,2 e 3 pelo menos mais 100 anos.

    Essas usinas termonucleares têm potencial para produzir muita energia a partir de pouca matéria-prima, o urânio.
  • Não liberam gases poluentes e por isso é considerada energia limpa.

    As instalações ocupam áreas reduzidas.

    As usinas de Angra,por exemplo,utilizam área de 3,5 km².

Passeio à Angra dos Reis "Usina Nuclear"


Processos do Urânio


Uma pequena partícula de urânio é suficiente para abastecer de energia uma casa durante um ano.
  • Em uma usina,várias dessas partículas são agrupadas em pastilhas e estas,em varetas.Esse conjunto pode gerar energia por ate 5 anos.Essas varetas de urânio são mergulhadas no vaso do reator.O urânio aquece essa água,que então e levada por uma tubulação para aquecer outro recipiente com água.A água desse segundo recipiente vira vapor,que e canalizado para girar as pás de uma turbina.A energia gerada pela turbina é conectada ao sistema elétrico brasileiro,que alimenta de eletricidade grande parte do território nacional.O vapor de água depois de girar as turbinas,é resfriado e volta em estado líquido para seu recipiente de origem.